Palestra: DIFERENCIAL DE MERCADO é tudo aquilo que torna a sua empresa ÚNICA aos olhos do cliente. É um recurso que uma empresa possui ou controla e que é percebido pelo mercado como positivamente destacado.
No cenário atual, preço e qualidade não são os fatores fundamentais que promovem a competitividade. Isso se tornou questão de obrigação das empresas, e os consumidores, cada vez mais exigentes, esperam bons serviços e produtos. Hoje, o que faz a diferença é oferecer inovação, a fim de conquistar e fidelizar clientes.
Motivar e premiar iniciativas de inovação que estejam alinhadas à realidade e aos propósitos da empresa.
É preciso identificar novas ideias e desenvolver a inovação a fim de criar, um novo processo, produto ou serviço.
Ouvir todos os profissionais envolvidos no processo possibilitará em soluções para um melhor desempenho da produtividade da empresa.
Se a liderança não tiver com foco na inovação é muito difícil que ideias inovadoras se disseminem na organização. Muitas vezes um funcionário tem uma grande ideia para otimizar tempo, custo, ou facilitar algum processo, mas se isso não for escutado pela empresa, esta ideia se perderá ou pior, o empregado desmotivado por não ser ouvido sai da empresa e leva a ideia para concorrente, trazendo grande prejuízo.
Os projetos de inovação tem um alto grau de incerteza que só é reduzido fazendo um projeto piloto, uma simulação um experimento que possa reproduzir em menor escala e risco aquilo que a organização irá enfrentar no futuro.
DICAS PARA UM DIFERENCIAL COMPETITIVO DE MERCADO.
ESTRUTURA DA EMPRESA:
Localização, estacionamento, instalações, registro formal, imagem, cumprimento de prazos, disponibilidade para pronto atendimento, capacidade de produção, equipe de trabalho com fluência verbal, rede de relacionamentos, parcerias, fornecedores.
Capacite seus funcionários, para serem criativos e participativos. Atenda bem o seu cliente. Trate o cliente igualmente antes e depois da compra.
Os diferenciais de mercado, portanto, estão em cada componente encontrado no conjunto que é percebido pelo consumidor. Visual, organização, qualidade, tecnologia, preço e, sobretudo o atendimento. Torna-se evidente que a imagem do profissional que atende é a mesma da organização a qual ele pertence. Todos perdem quando um cliente desiste de sua compra e/ou sai insatisfeito. No mercado competitivo e que os clientes não devem ser vistos como simples compradores de produtos, mas como sustentadores de um negócio, pessoas especiais que, se bem atendidas, serão alavancas para que a empresa se mantenha e cresça no mercado, independente da concorrência e do ramo de negócio em que atue.
Palestrante Pr. Hamilton F. De Albuquerque - RJ 23/10/2013
Palestra:
Busca por Excelência
O que é excelência? É o estado ou qualidade de excelente.
É a superioridade ou o estado de ser bom no mais alto grau.
Excelência não é uma habilidade. É uma atitude. Excelência não tem a ver com instrução, dinheiro ou conexões.
Excelência tem a ver com o compromisso de fazer o melhor com os recursos que você tem à sua disposição.
Excelência é algo extremamente valioso e está aberta a qualquer pessoa que esteja comprometida em segui-la.
Excelência é sempre demanda em qualquer campo de atividade, em qualquer cenário econômico e qualquer circunstância. Excelência vem de um sincero desejo de fazer uma positiva diferença.
Pelo treino se chega a excelência. Essa questão, dentro de uma empresa, é primordial para a vida e o sucesso dela. E muitas organizações sabem disso, tanto que estão investindo cada vez mais em cursos que visam melhorar a produtividade de seus funcionários.
Os impactos de um treinamento de longo prazo numa organização podem ser verificados através dos índices de desempenho, motivação e atitude dos participantes, que melhoram significadamente, melhorando, por consequência, o quadro produtivo da própria empresa.
Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar.
A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.
Trabalhar com entusiasmo, com desejo de mudança, com potencial de cada um e o seu compromisso pessoal, profissional no seu ambiente de trabalho.
Faça o que puder, com aquilo que você tem, onde você está, disse Franklin Roosevelt.
Palestrante Pr. Hamilton F. De Albuquerque - RJ 28/09/2013
Palestrante Pr. Hamilton F. De Albuquerque RJ 28/08/2013
Responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
Responsabilidade Social envolve desde a folha de pagamento dos funcionários até o impacto da atividade da empresa. Tem haver com qualidade de vida hoje e amanhã, com o que vamos deixar de legado para as próximas gerações.
O conceito de Responsabilidade Social, ganha cada vez mais destaque no cenário das empresas. Foi se o tempo onde a diretoria pensava só em dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Claro que não dá pra negar que este ainda é o tema mais importante para quem investe tempo e dinheiro, mas a verdade é que a responsabilidade social tem recebido maior atenção.
Precisamos estar atentos as pessoas que estão a volta de nossos negócios(empregados e clientes) e ao meio ambiente que sofre o impacto de nossas atividades.
Responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto.
É o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as empresas, levando em consideração a economia, educação, meio ambiente, saúde, transporte, moradia, essas ações otimizam ou criam programas sociais,trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade.
Gente tratada como gente faz a diferença
Acredito na teoria de que às vezes o óbvio precisa ser dito. É óbvio que no ambiente de trabalho e em qualquer outra situação devemos tratar todas as pessoas com atenção, respeito e dignidade. Mas certo dia, ouvi uma frase que me chamou a atenção: “Se você trata o seu funcionário como cachorro, um dia ele vai te dar uma mordida”. Isso me levou a uma reflexão sobre a forma como gestores e líderes administram a sua relação com a equipe de trabalho.
A qualidade com que tratamos as pessoas a nossa volta é o que vai determinar, muitas vezes, os seus resultados. Pessoas que são tratadas de forma cordial e amistosa sentem-se mais motivadas para produzir e respondem positivamente aos estímulos de seus líderes. O contrário pode originar sentimentos de revolta, ira e até rebeldia, mesmo em pessoas calmas e tranquilas. Elas poderão não expressar tudo isso, mas internamente estarão boicotando o seu trabalho, seus superiores e até mesmo a empresa.
Certamente quando há uma relação de respeito mútuo, líderes e liderados atingem resultados muito superiores do que quando o clima organizacional está pesado. Por isso, prestar atenção na forma como estamos tratando as pessoas, na qualidade dos relacionamentos dentro da empresa é fundamental. Vamos tirar a nuvem negra que nos cerca muitas vezes e dar espaço para o céu azul.
Estes princípios atrai clientes e gera uma atmosfera de prosperidade.
PALESTRA 26/06/2013 - Network
Network
Palavra em inglês que significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. Trata-se da rede de pessoas que conhecem o trabalho de um determinado profissional e é vista atualmente como uma das formas mais eficientes de relacionamento profissional. Ela é usada para conhecer pessoas, firmar relações e especialmente facilitar a colocação no mercado de trabalho. É uma rede muito valorizada, tendo em vista a confiança depositada tanto na pessoa que é indicada quanto na pessoa que indicou, especialmente se esta última possuir influência e credibilidade.
Network é uma forma moderna de fazer negócios. Consiste em criar nossa própria rede de contatos profissionais e pessoais. O networking nos permite ter acesso a pessoas que nos interessam ou que podem nos interessar no futuro, mas que não conhecemos. Com este fim, utilizamos nossos contatos atuais que nos dão acesso a suas redes sociais. Quer dizer, o networking bem feito pode ser definido como a arte de construir e manter relações (pessoais), a longo prazo, que impliquem (sempre) em um benefício para as partes envolvidas.
Quando não estamos interessados em manter contato com pessoas que não conhecemos, procuramos ajuda de pessoas conhecidas e nas quais confiamos. Se estes conhecem alguém que possa nos interessar darão referências nossas e facilitarão nosso encontro. Por isto é importante possuir uma boa rede de contatos e mantê-la, sendo útil para estas pessoas continuamente, fazendo o possível pra manter contato.
Network é toda uma filosofia que está baseada em compartir, informações, conhecimentos, ideias e outros contatos. É estar disposto a ter pontes entre as pessoas e estabelecer relações de colaboração, é reconhecer nossa interdependência, visto que todos necessitamos de todos.
Network é utilizado para vários fins: busca de oportunidades para nosso negócio, intercâmbio de fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, formação de alianças, etc. Além disso, está baseado no princípio da reciprocidade e possui um efeito multiplicador. Ou seja, quanto mais dispostos estivermos a colaborar com nossos contatos, mais as pessoas de nossa rede se beneficiarão e, por sua vez, terão maior disposição a colaborar com todos os envolvidos.
Para praticar Network é preciso primeiramente definir qual é exatamente o objetivo perseguido e qual a mensagem que será comunicada à rede de contatos. É necessário saber que seus contatos nem sempre poderão oferecer trabalho, mas informação que ocasionalmente poderá terminar na obtenção de trabalho. Network exige perseverança e esforço. É preciso aproveitar todas as oportunidades que nos permitam conhecer pessoas novas e fortalecer relações já existentes. É aconselhável ser organizado e manter uma base atualizada de dados com os contatos estabelecidos.
O bom empreendedor tem que ter noção do quão importante é fazer Network e estar aberto a opiniões, sugestões e críticas.
Você não pode ter vergonha de conversar com ninguém, o empreendedor não deve ter receio de compartilhar o que conhece, pois sempre tem algo que outra pessoa vai querer saber. Em troca ele terá apoio e ajuda, novos contatos, sugestões e até críticas construtivas para o seu negócio.
Ficar dentro da empresa, fazendo relacionamento apenas com os clientes e fornecedores, não é suficiente para ter crescimento duradouro. É preciso estar ampliando sua rede de relacionamentos tanto pessoal como empresarial.
Pr. Hamilton Fagundes de Albuquerque
________________________________________________________________________________
Palestra 24/04/2013 - Como ser um líder de sucesso?
Muitos se perguntam de que maneira se tornar um líder?
Para entender este processo, precisamos primeiro desmistificar alguns entendimentos errôneos existentes acerca deste assunto.
Ser líder não é só dar ordem. Ser líder é orientar e motivar seus liderados a alcançarem as metas em busca de um objetivo que vai ser bom para todos.
Vamos a algumas características que um líder precisa ter.
1º - Metas.
Para tudo na vida é preciso estipular metas. Sem elas, nos perdemos no tempo e acabamos ficando para trás.
Um líder sabe o que precisa para alcançar seus objetivos. Ele precisa antes de tudo, criar um ambiente de liderança, que favoreça uma caminhada harmônica com todo o grupo de trabalho.
2º - Ousadia
Vá à frente de seu tempo, não tenha medo de arriscar, crescer é parte do processo. É preciso deixar o velho e dá lugar ao novo.
3º - Postura
Ser cordial no trato com os funcionários, sendo padrão de medida para todos, conquistando a confiança e respeito dos liderados.
Ter coleguismo, cumprimentar a todos, agir sempre de maneira profissional e promover um discurso motivador medindo as palavras para aumentar a autoestima de todos, são fatores importantes para a construção de uma empresa que vai alcançar liderança no mercado.
4º - Esforço
Sem o esforço, obstinação e a persistência, nada pode vingar. É preciso saber que toda grande ideia precisa ser aprimorada e que para isso precisa enfrentar várias barreiras até estar preparada o bastante para entrar em ação.
5º - Humildade
A humildade é professora da liderança, mostrando-nos caminhos mais simples, as melhores soluções para as barreiras que você poderá enfrentar.
Um verdadeiro líder sabe que é só uma parte integrante de um todo e que por isso, as pessoas devem ser valorizadas e respeitadas profissionalmente.
Tornar-se um grande líder não é uma tarefa fácil. A capacidade de liderança é uma característica que o empreendedor deve ter. Liderar é um grande desafio.
Líder não é quem manda, é aquele que raramente precisa dar ordens a seus liderados, eles se sentem atraídos pela figura do líder e estão dispostos a fazer o que é necessário;
É aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.
Pr. Hamilton Fagundes de Albuquerque - Palestrante
________________________________________________________________________________
Palestra 27/02/2013 - SUCESSO DURADOURO
Os mais renomados autores sobre gestão empresarial concordam que só pode haver sucesso duradouro para pessoas e empresas quando esse sucesso é alicerçado em valores e princípios elevados. Mas quais serão esses valores e essas virtudes que alicerçam o sucesso?
As quatro virtudes fundamentais são: Prudência, Justiça, Fortaleza e a Temperança.
1- Prudência dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o que é certo e deve ser feito e a escolher os meios justos para atingir objetivos.
2- Justiça é a virtude que nos dá uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido.
3- A Fortaleza ou Força nos assegura a firmeza nas dificuldades e o domínio da vontade e a constância na procura do bem.
4- Temperança ou Moderação nos proporciona o equilíbrio em nossas ações. Pode reparar que os grandes líderes e pessoas de sucesso duradouro pautam sua vida com base nessas virtudes e em outras que são conseqüências destas.
Há, portanto, além das chamadas fundamentais, um conjunto de virtudes que moldam o caráter e nos indicam uma pessoa de sucesso:
Paciência, generosidade, perseverança, lealdade, amizade, sinceridade, respeito, ordem, sobriedade, gratidão, empatia, simplicidade e humildade. Preste atenção e verá que pessoas de sucesso, em qualquer profissão ou atividade, das mais simples às mais complexas, são aquelas cujos comportamentos são fundamentados nestes valores e princípios.
Virtude é um hábito. E um hábito se constrói pela repetição. Assim, para ser paciente é preciso praticar a paciência. Para ser leal é preciso praticar a lealdade. Para ser simples é preciso praticar a simplicidade. Para ser humilde é preciso praticar a humildade e assim por diante. A maior virtude dos grandes líderes empresariais é a humildade, seguida pela gratidão. Pessoas de sucesso sabem que ninguém chega ao pódio sozinho e isso as faz humildes e agradecidas aos que as ajudaram a chegar onde estão.
Faça uma auto avaliação: como está a sua prática das virtudes que levarão você a um sucesso duradouro? Quais são os seus valores?
A carreira de um empresário nem sempre é um mar de rosas como muitos acreditam ser, e ter sucesso duradouro na carreira dependerá muito do jeito que é trabalhado para isso.
Cinco dicas de como ser um empresário de sucesso.
1 – FAÇA O QUE NINGUÉM FAZ
O sucesso de uma pessoa ou de uma empresa está no diferencial que ela impõe na sociedade, na visão otimista e positiva do mercado que você que conquistar. Se você for diferente, chamativo e conseguir impactar várias pessoas, com certeza o seu negócio e você serão um grande sucesso.
Muitos empresários ficam amedrontados quando pensam em investir em algo ainda não feito por outros empresários, mas são justamente esses investimentos que podem levá-lo ao sucesso.
Mesmo correndo certo risco, o empresário é o responsável por buscar inovações para o mercado e ele deve usar o seu conhecimento e suas técnicas aprimoradas para trabalhar com coisas diferentes e ainda não exploradas no mercado.
2 – APROVEITE AS OPORTUNIDADES
As oportunidades que surgem na nossa vida às vezes são únicas e devem ser aproveitadas naquele momento.
Por sua vez, o empresário que busca ter sucesso não deve deixar qualquer oportunidade passar despercebida. Ele deve estudá-la, se possível deve investir e trabalhar sobre ela.
O mesmo se diz as idéias. O empresário tem sempre várias fontes de idéias para montar um negócio ou para administrar o que já tem, e elas às vezes são únicas e inexploradas e isso lhe dará um upgrade na carreira profissional.
3 – ESTEJA ATUALIZADO
Hoje com a quantidade de informações que recebemos diariamente, seja pela TV, pela internet ou pelos tantos outros meios de comunicação existentes, é quase impossível nos mantermos desatualizados do que nos interessa.
Uma das principais obrigações do empresário que almeja o sucesso é essa. Ele deve ficar ligado no maior numero de informações possíveis, fazer cursos para se aprimorar mais e usar tudo isso para o seu bem profissional e para o crescimento do seu negócio.
4 – FAÇA A EMPRESA CRESCER
Para ter sucesso no empreendedorismo é preciso mostrar isso no mercado, investir em propaganda para fixar sua marca, manter o cliente sempre satisfeito e atendido em suas necessidades. Trabalhar muito para fazer a sua empresa crescer. Isso é algo que certamente não será fácil e que deve ser trabalhado em longo prazo, porém o seu sucesso como empresário dependerá muito do crescimento da empresa. Então, trabalhe para isso e busque ser um empresário melhor a cada dia.
5 – NÃO SE DESESPERE
Todo começo é muito difícil e muitas pessoas ficam desesperadas achando o sucesso está demorando muito. O tempo do seu sucesso vai depender de sua capacidade de adaptar-se ao momento em que esta vivendo. Tem gente que acha que ser empresário é ter muitos dias de folga pra curtir a vida e gastar muito dinheiro. Todo bom empresário de sucesso sabe que o dinheiro é uma ferramenta e conseqüência de muito esforço, e que deve ser usado com cuidado. Seja sábio usando seu dinheiro para investir no seu negocio e no lazer de sua família de acordo com suas possibilidades e situação que estiver atravessando e nunca gaste para demonstrar o que não é e o que não tem.
Não esqueça as virtudes e princípios fundamentais para praticá-los e você conseguirá com o passar do tempo e com bastante trabalho ser um verdadeiro EMPRESÁRIO DE SUCESSO DURADOURO.
Pr. Hamilton Fagundes de Albuquerque - Palestrante